Bom dia, minhas princesas!
Como estão?
Eu estou ótima! Graças a Deus!
Bom, vocês viram aí pelo título, que estou me reeducando e gostaria muito de dividir isso com vocês, que são tão importantes para mim.
Estou me reeducando de corpo e de mente!
Quer embarcar nessa comigo?
De agora em diante, o blog ganha mais um assunto, além dos nossos amados artesanatos, que são nosso combustível para a alma. Passamos também a falar sobre o combustível para nosso corpo: a alimentação saudável.
Grande maioria das pessoas, principalmente nós mulheres, nunca se satisfaz com o que a balança nos diz, não é verdade?
Algumas pessoas estão acima do peso, outras até abaixo, e ficam buscando infinitas dietas milagrosas que as fazem atingir o peso ideal em pouco tempo.
Outras pessoas, talvez até estejam com o peso que gostam, mas tem problemas como colesterol alto, diabetes, pressão alta ou baixa demais...
O que fazer?
Buscar produtos milagrosos?
Comer somente sopa durante uma semana?
Cortar totalmente os carboidratos ou comer somente proteínas?
Gente, esquece isso!
Todas essas dietas malucas podem até fazer efeito a curto prazo, maz todas causam danos ao seu organismo e, com o fim da dieta, em breve seu corpo volta a engordar aquilo que perdeu ou até mais.
Então qual é a chave?
REaprender a comer!
Você vai me dizer: "Ah, mas eu sei comer! A gente coloca o alimento na boca, mastiga e engole! Simples!"
É... Não é tão simples assim. Comer envolve muito mais do que só o ato, envolve o que você come.
E é sobre isso que passaremos a falar nesse quadro, a partir de hoje.
Estipulei a segunda-feira para esse quadro, pois é famosa por ser o dia de começar dietas. rsrsrsr
E o começo do ano também é importante, pois sei que muitas devem ter feito promessas de emagrecer nesse ano, não é? kkkkk
O meu caso não foi exatamente esse, mas vou lhes contar.
Há mais de 10 anos, descobri que tenho a síndrome do ovário micropolicístico, problema que afeta uma parcela considerável de mulheres em idade reprodutiva.
Lendo um pouco mais a respeito, descobri inúmeras coisas que acabaram por me deixar um tanto quanto assustada: mulheres com esse problema apresentam altas chances de desenvolverem ao longo dos anos diabetes gravíssimas, além de chances de obesidade mórbida, problemas cardiovasculares e tantos outros.
Sempre fui cheinha, desde a adolescência, me incomodava, mas não fazia nada pra mudar.
Hoje, com 28 anos, quando me deparei com um ponteiro da balança que bateu nos 80Kg, uma vida quase sedentária, e, conhecendo os problemas que poderiam me afetar dentro de alguns anos, resolvi: vou me amar mais! (Como mostra nossa imagem no começo do post)
Foi aí que resolvi dar uma verdadeira virada na minha forma de viver!
Passei a fazer exercícios, em casa mesmo, pois a situação está um pouquinho apertadinha pra pagar academia rsrsr.
Ou seja, amigas: não há desculpas para não se movimentar!
Exercite-se em casa mesmo, acompanhando vídeos do youtube. kkkk Porque não?
Vai ser bom porque ninguém vai ficar reparando se você consegue ou não ou até mesmo se a roupa que você está usando é surradinha ou não kkkk.
Eu estou fazendo 20 minutos de caminhada, do trabalho até em casa e depois faço 40 minutos de zumba, acompanhando os vídeos.
Nos primeiros dias eu não conseguia fazer tanto tempo, mas agora está fácil. Dica: comece devagar, faça 20 minutos, depois vai aumentando...
Além dos exercícios, também estou mudando muito minha alimentação!
Estou tentando cortar ao máximo os industrializados. Quanto mais natural o alimento, melhor.
Alimentos industrializados tem muitos corantes, conservantes e tantos outros "antes" que me deixam até apavorada, agora que sei o que eles fazem no nosso corpo.
Bom, mas isso é história que não se conta de uma só vez, precisamos de muuuuitos posts para poder repassar pra vocês o que cada alimento pode fazer de bom ou de ruim por nosso organismo.
Bom, mas a primeira coisa que digo é que com a reeducação alimentar, você perde peso, ganha saúde e não passa fome! E depois, não corre o risco de engordar tudo de novo, o que é o mais importante!
Eu, em uma semana, perdi 1Kg.
Algumas pessoas podem dizer: "Credo, tanto sacrifício por 1Kg?"
Na balança foi só isso, mas ao me olhar no espelho, parece que foi bem mais.
Na verdade, meu corpo está começando a adquirir massa muscular e perder gordura e LEMBRE-SE que gordura pesa menos que músculo, por isso perdi só isso na balança. heheh
EMAGRECER MILAGROSAMENTE 4 OU 5 QUILOS POR SEMANA NÃO É SAUDÁVEL!
Perca 1 quilo por semana e com saúde, certamente você ganhará mais!
Para começar bem nossa sessão nova, irei trazer uma receita deliciosa de molho de tomate caseiro e meeeega saudável!
Você faz rapidinho e pode até congelar se sobrar ou usar em pratos congelados, como eu fiz.
Os molhos comprados prontos tem uma quantidade absurda de sódio. No seu prato de macarrão com molho de tomate, você consumirá apenas no molho, o que equivale a 40% do consumo diário recomendado de sódio, e mais de 167%, presente no macarrão instantâneo, segundo a ANVISA. Fazendo as contas: 207% de sódio em apenas um pratinho de macarrão com molho de tomate!
E aí? Preciso falar mais alguma coisa? Vai passar o resto do dia comendo só alface? Não vai adiantar nada, acredite!
Então o que fazer? Substituir! Faça você mesma seus pratos mais saudáveis, frescos e gostosos!!!!
Vamos começar então com o molho de tomate que eu fiz, do meu jeitinho, mas que você pode ir adaptando conforme os gostos da sua família.
INGREDIENTES:
5 tomates bem vermelhinhos
meia cenoura
cebola, pimentão, cheiro verde, pimenta, louro, alecrim, orégano (ou o tempero que você tiver e gostar)
uma pitada de sal
Preparo: Retire as sementes do tomate e pique grosseiramente, acrescente a metade da cenoura raladinha e os temperos e sal a gosto. Cubra com água e leve ao fogo baixo até sobrar só um pouquinho de água no fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Prontinho! Saudável e saboroso!!!
Tenta aí e depois me conta!
Semana que vem trago mais pratos e dicas.
Bjsssss
Olá querida,
ResponderExcluirEu também entrei neste novo ano com o objectivo de perder peso.
Desde Novembro de 2013 que procurei ajuda numa nutricionista. Uma vez que tenho problemas de saúde como hipertensão e problemas de tireiode, já fui operada 2 vezes e fiz tratamento pois tinha um nódulo maligno, por isso antes de começar qualquer dieta resolvi pedir ajuda.
O que estou a fazer é só reeducação alimentar e caminhada (nem sempre, pois o tempo por aqui não para de chover), e posso dizer que de Novembro até agora já perdi 3 kgs. Eu sei que para muita gente é muito pouco, mas para mim é muito, pois já saí da casa dos 80. Estou concentrada em perder peso, e espero quando chegar a Agosto estar com menos 10 kgs.
Beijinhos e força.
Puxa, amiga! Não pensei que você já tivesse passado por tanta coisa! Mas 3Kg é sim uma grande vitória! E nós iremos vencer juntas!
ExcluirParabéns pela determinação!
Espero que goste das minhas dicas e receitas!
bjs
Bom dia, Deia, e boa sorte na dieta! Ou melhor, na reeducação.
ResponderExcluirAh, eu também quero...
Obrigada, Aninha!
Excluir